Guia da Saboaria Artesanal

Guia da Saboaria Artesanal

Baixe agora grátis!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sabonete de processo frio de abóbora e canela

Sabonete de processo frio de abóbora e canela – Lovin Soap Studio

 

Tem coisa mais “QUEDA” que abóbora e canela?! Este sabonete com certeza será o favorito da família durante esse período.

(Divulgação: alguns dos links abaixo são links afiliados, ou seja, sem nenhum custo adicional para você, ganharei uma comissão se você clicar e fizer uma compra.)

Baixe agora o guia da Saboaria Artesanal

Grátis

Baixe agora o guia da Saboaria Artesanal
Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Óleo Essencial de Canela

Vamos primeiro falar sobre o óleo essencial de canela! O óleo essencial de canela, derivado da casca ou das folhas da árvore Cinnamomum, tem propriedades antimicrobianas e estimulantes para aumentar o estado de alerta mental. É um perfume muito comum durante as férias de outono e inverno. Deve ser usado com cautela e deve ser corretamente diluído no produto acabado.

Prefiro óleo essencial de folha de canela em sabonete. Tem uma taxa de utilização muito pequena em cuidados com a pele – apenas cerca de 0,5% deve ser usado em sabonetes! Eu geralmente pego minha cópia do Segurança do óleo essencial de Tisserand ao trabalhar com óleos essenciais que são conhecidos por serem irritantes. Você pode pesquisar o risco de usá-lo, a segurança e as taxas de uso sugeridas.

Direi também que mesmo pequenas quantidades de canela podem irritar a pele de algumas pessoas. Guardo este sabonete apenas para uso pessoal. Mas sou apenas eu sendo extremamente cauteloso atualmente! Meu marido e eu AMAMOS sabonete com aroma de canela, então tento fazer alguns no outono todos os anos.

E para esta receita estou combinando com abóbora para criar um sabonete de outono simples que é reconfortante e quente. Eu simplesmente adoro sabonete de canela!

Conforme mencionado acima, devemos usar apenas 0,5% em nosso sabonete. E como a água evapora, calculo quanto usar com base no total de óleos de uma receita. A receita abaixo usa 900 gramas de óleos básicos, então usarei 4,5 gramas de óleo essencial de folha de canela. (900 x 0,5% = 4,5 gramas)

Você pode estar pensando que não basta nem sentir o cheiro do sabonete… mas eu prometo que é! Tem um leve perfume, mas a canela ainda aparece, principalmente quando se usa o sabonete no banho quente. Você também pode combinar canela com outros óleos essenciais! Adoro combiná-lo principalmente com óleo essencial de laranja!

Segurança de canela! Você não quer deixar cair óleo essencial de canela não diluído em sua pele. Eu trato isso como soda cáustica! Use-o em uma área bem ventilada e use luvas.

Purê de abóbora

Nesta receita estou usando purê de abóbora em vez de água! Você pode usar até 100% da quantidade de água no purê de abóbora. Você também pode usar 50% de purê de abóbora e 50% de água… praticamente qualquer ração que você quiser!

O purê de abóbora contém açúcar, que pode esquentar bastante quando combinado com soda cáustica. Para combater isso, gosto de congelar meu purê de abóbora em cubos. Ajuda a manter a temperatura baixa ao preparar sua solução de soda cáustica. (Esta é uma atividade perfeita para os pequenos.)

Sabonete de processo frio de abóbora e canela

Receita de sabonete de processo frio de abóbora e canela

Barra Corporal Básica – Mais Umidade do e-book de receitas do Lovin Soap Studio (pegue sua cópia para 50 receitas de sabonetes de processo a frio + 64 misturas de óleos essenciais!)

Em vez de usar água, usamos purê de abóbora!

Óleos Básicos

  • Óleo de Coco (76 graus) – 270 gramas (30%)
  • Manteiga de Karité – 90 gramas (10%)
  • Azeite – 342 gramas (38%)
  • Óleo de Abacate – 72 gramas (8%)
  • Óleo de Farelo de Arroz – 126 gramas (14%)

Solução de soda cáustica

  • Hidróxido de sódio – 126 gramas (5% de supergordura)
  • Purê de abóbora – 252 gramas (1: 2, proporção de soda cáustica: água)

Aroma

Como mencionado acima, estamos simplesmente usando óleo essencial de folha de canela! Meu lugar favorito para comprar óleos essenciais é em Produtos naturais do Vale dos Apalaches.

  • Óleo essencial de folha de canela – 4,5 gramas (minha balança não mede gramas parciais, então usei apenas 4 gramas)

PREPARAÇÃO: Congele purê de abóbora em cubos de gelo! Eu simplesmente usei abóbora enlatada. Certifique-se de não usar recheio de torta, pois contém outros ingredientes, incluindo açúcar.

Prepare seus óculos e luvas antes de manusear a soda cáustica. Se você é novo na fabricação de sabonetes, baixe nosso guia gratuito, Como fazer sabonete a frio!

Passo 1: Crie uma solução de soda cáustica. Pese a abóbora congelada e a soda cáustica em dois recipientes separados. Despeje lentamente o hidróxido de sódio na abóbora enquanto mexe. A soda cáustica começará a derreter a abóbora congelada enquanto você mexe. Mexa até dissolver completamente e deixe esfriar.

Passo 2: Prepare os óleos básicos. Primeiro, pese todos os óleos e manteigas sólidos em um recipiente e derreta. Você pode derreter no micro-ondas ou em fogo baixo no queimador.

Etapa 3: Em seguida, pese cada óleo líquido nos óleos derretidos. Os óleos líquidos resfriam os óleos derretidos e deixam uma mistura de óleo base na temperatura correta para fazer sabão. Talvez ainda precise esfriar um pouco.

Sabonete de processo frio de abóbora e canelaSabonete de processo frio de abóbora e canela

Passo 4: Pese seu óleo essencial ou óleo de fragrância em um recipiente de vidro ou aço inoxidável e adicione aos óleos básicos. Você também pode simplesmente pesar os óleos essenciais diretamente nos óleos básicos. Adicionei 4 gramas de óleo essencial de folha de canela. Usei um conta-gotas para poder ser super preciso!

Etapa 5: Adicione quaisquer aditivos à sua mistura de óleo. (Não adicionei nenhum aditivo, mas você pode adicionar 1 colher de sopa de aveia ou 1/2 colher de chá de canela em pó.)

Etapa 6: Prepare seu molde como solução de soda cáustica e óleos frios. Se precisar forrar o molde, forre-o. Estou usando meu molde de pão de silicone favorito – Molde de pão alto e magro da Nutri.

Etapa 7: Verifique as temperaturas usando um arma infravermelha. Agora você deve ter um recipiente contendo óleos básicos líquidos e um recipiente contendo solução de soda cáustica. Meça as temperaturas usando uma pistola de temperatura infravermelha. Certifique-se de mexer cada mistura antes de medir a temperatura. Você quer que suas temperaturas fiquem abaixo de 100°F porque tanto o óleo essencial de canela quanto o de abóbora podem aquecer o sabonete. Sabonete legal! Optei por 103°F para a solução de soda cáustica, já que meus óleos estavam bem e frios a 88°F.

Etapa 8: Depois de atingir a temperatura desejada, despeje a solução de soda cáustica na mistura de óleo e misture até traçar.

Etapa 9: Despeje o sabonete no molde!

Sabonete de processo frio de abóbora e canelaSabonete de processo frio de abóbora e canela

Usei minha espátula para criar um pouco de textura por cima! Super simples!

Etapa 10: Deixe seu sabonete endurecer e saponificar por pelo menos 24 horas. Se o seu sabonete não gelificar, pode levar mais um ou dois dias para endurecer o suficiente para desenformar.

Etapa 11: Desenforme o sabonete, corte e deixe curar por 4 a 6 semanas.

Sabonete de processo frio de abóbora e canelaSabonete de processo frio de abóbora e canela

NOTA: Já se passaram quatro semanas e ainda sinto o cheiro da canela! Mesmo com uma quantia tão pequena, isso acontece. 🙂

Feliz ensaboamento!

Amanda

Sobre o Autor

Gabriela Alves
Gabriela Alves

Gabriela Alves, apaixonada por cuidados com a pele, é a mente criativa por trás do Grama Sabonetes. Com formação profissional na área, Gabriela traz sua expertise para este espaço, compartilhando conhecimentos valiosos sobre sabonetes. Sua abordagem única e autêntica destaca-se, proporcionando aos leitores uma fonte confiável e inspiradora para descobrir os segredos da beleza natural. Com resenhas detalhadas, receitas exclusivas e um compromisso genuíno com o bem-estar, Gabriela Alves é a guia ideal para quem busca uma jornada transformadora no universo dos sabonetes artesanais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *